(Imagem retirada de: http://www.rccguaxupe.com.br/site/images/Fotos_Noticias/2013/2/OLEO-UNGIDO.jpg)
O óleo é outro símbolo do batismo, pois assim como o óleo penetra na pele da criança, Jesus Cristo penetra na vida das pessoas. Jesus penetra em especial no coração, portanto a unção com óleo é feita, antes da infusão da água, no peito da criança. E o sacerdote, ao ungir a criança, diz:
“O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”.
ou o celebrante pode substituir este rito, dizendo as palavras:
“O Cristo Salvador te dê Sua força”.
que é uma invocação ao Espírito Santo para que o batizando renuncie ao mal e faça uma boa profissão de fé.
E na parte final do batismo, é feita uma segunda unção com óleo. É feito o sinal da cruz sobre a cabeça da criança. No Antigo Testamento era comum ungir sacerdotes, reis e profetas. Jesus Cristo também foi ungido pelo Espírito Santo. Esta unção nos faz lembrar que o batizado participa da mesma missão de Jesus: Sacerdote, rei e profeta. Como sacerdote oferece sua vida.
"E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. (14) Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, (15) E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações." (Êxodo 40:13-15 ACF)
Como o profeta se torna porta-voz das palavras de Deus.
"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (2) A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; (3) A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado." (Isaías 61:1-3 ACF)
E como o rei, que deve servir como Jesus serviu, ao lavar os pés dos discípulos.
"Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim." (I Samuel 9:16 ACF).
E o óleo utilizado no batismo é abençoado na Missa dos Santos Óleos que acontece todo ano na quarta-feira da Semana Santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário